COMO IMPLEMENTAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?

Hoje em dia, os modelos de negócios estão a alterar a grande velocidade e as empresas tem de ser capazes de colocar a tecnologia existente (que cresce a grande velocidade) a funcionar ao seu serviço, para acelerar a sua empresa e as tornar mais competitivas neste mercado casa vez mais global.

A grande vantagem, é que tecnologia quase não falha, só temos de definir melhor os nossos processos e verificar como os parametrizar. Eles farão a nossa empresa melhor, mais rápida e na maioria dos casos aumentar a capacidade de produção.

E porquê que eu devo transformar a minha empresa?

Tal como referi, o mercado está cada vez mais global, temos cada vez mais empresas estrangeiras a concorrer em portugal e por sua vez cada vez mais empresas a portuguesas a concorrer em outros mercados. Isto torna o mercado da cada vez mais difícil e para termos sucesso, ou temos algo que mais ninguém tem e também não temos grandes produtos/serviços substitutos e podemos definir o nosso preço com mais facilidade, caso contrário iremos concorrer mais pelo preço e uma ou outra característica que nos possa diferenciar. E este último é onde se encontram a maioria das empresas. Para poder baixar o custo de produção as empresas estão a recorrer a transformação digital, significando que quanto mais tarde entrar neste processo mais difícil será para a tua empresa.
Além disso, nos dias de hoje precisamos de medir mais para tomar melhores decisões, a transformação digital também procura teres pilares mais centrados no business inteligence, machine learning e inteligência artificial.

A transformação digital é todo um processo que envolve sempre alterações da forma de pensar, de métodos internos e formas de executar que podem ser diferentes das que já se podem fazer a vários anos atrás. Por isso, é preciso dar formação continua aos recursos humanos e dar o seu devido tempo de adaptação.

Graças a mudança da velocidade da internet, da facilidade das comunicações em qualquer lado, já não precisamos de estar no escritório para ter acesso. Além disso, a capacidade de desenvolver software cresceu muito, eles tornaram-se cada mais segmentados para o nosso sector de atividade. Assim surgiu o Bitrix24 já a mais de 10 anos, numa versão cloud e licença em servidor próprio, com possibilidade de ter acesso a tudo na palma da sua mão com uma APP para android e iOS.

Como é que o bitrix24 pode ajudar na transformação digital da sua empresa?

O Bitrix24 é uma plataforma que possui mais de 35 ferramentas numa só. Ele baseia neste momento em 5 pilares internos:

1) Comunicações: conseguimos ter um sistema de chat interno via texto, voz ou vídeo para equipas que podem não estar no mesmo local e consigam trabalhar mais rápido, com este de sistema de intranet. Podemos gerir o calendário e partilhar com qualquer pessoa da nossa empresa, para essa pessoa não precisar de pedir a nossa disponibilidade. Temos ainda um sistema de gestão de recursos humanos, que nos gera sem preocupações entradas e saídas de funcionários com vários tipos de horários, sejam eles fixos ou flexíveis, férias, faltas, relatórios de trabalho, perfil de funcionários e sistemas de automação. Temos ainda um sistema de gestão de pastas e ficheiros online que sincroniza com o seu computador e com todos os colaboradores da sua empresa de forma automática e por fim podemos ainda ter um de grupos de trabalho ou projetos para podermos trabalhar da forma mais cómoda possível.

2) Tarefas e projetos: tem um sistemas de gestão de tarefa em grupos, onde pode gerir os tempos, prazos, lembretes, ter modelos de tarefas para ser mais rápido e claro vai poder gerir esse projetos de forma avançada, através de vários indicadores e gráficos, essa gestão pode ser feita com pessoas internas a tua empresa também como pessoas externas que podem colaborar contigo em algum projeto e essa interação também estar relacionada com o CRM.

3) CRM: um dos 10 melhores do mundo, onde vários comerciais podem interagir com vários KPI’s que podem pedir, definir metas tudo em tempo real, com várias permissões de acesso para que não haja troca de contactos que não queira. Podes qualificar leads, contactos e empresas para gerir as propostas de orçamento, vendas e faturação. Possui ainda vários Funis de venda (separar vários departamentos) e tuneis seguir a automação da jornada do cliente para gerar mais resultado. Todo o CRM esta munido com sistemas de automações, que cria um conjunto de processos automáticos através de sistemas de gatilhos e mudanças de estado. Vai fazer com que nunca esqueça de nada e que ele possa comunicar com o seu cliente em processos burocráticos sem ter de fazer nada. Possui ainda um sistema de CRM analytics inteligente onde gera todas as fontes de contactos sejam elas online ou offline (como feiras ou revistas por exemplo) e calcular o ROI (Retorno sobre o investimento), verificar melhores clientes, tendências de vendas e comparação de vendas com períodos anteriores, melhores comerciais. Consegue enviar propostas e contratos a cliente através de templates pré-feitos onde vai buscar a informação em falta ao CRM de forma a conseguir enviar tudo em menos de um minuto e seguir logo por e-mail que também está ligado ao bitrix com um e-mail modelo já todo personalizado ao cliente. Poderá comunicar com os seus clientes via CRM por telefone (grava chamadas e monitoriza), SMS, Whatsapp, e-mail, agendar reuniões e gravar reuniões. Todas as estas comunicações ficam gravadas na ficha do cliente de forma automática. Isto ainda não fica por aqui, pode ainda segmentar os seus cliente devido a alguma característica do CRM e comunicar com eles com campanhas de e-mail marketing, sms marketing, Messenger ou transmissão de voz. Fazer campanhas personalizadas sobre os seus clientes de Facebook ou google Ads.

4) Contact Center: pode ser um chat no teu website ou landing page, gerir redes sociais como o Facebook e o Instagram, ter o Messenger numa só janela sem ter de “saltar” entre as várias ferramentas e ainda com a vantagem de ficar logo integradas com o teu CRM sem teres de fazer mais nada. Ele gere ainda outras entradas como chamadas ou sms recebidas, com a enorme vantagem de fazer a automatização dos processos seguintes, como criar uma tarefa, agendar uma chamada ou enviar um e-mail de agradecimento.

5) Websites: consegue criar o teu website, e-commerce ou mesmo uma landingpage ou poucas horas e sem saber nada de programação. Super intuitivo pode integrar toda a interação com o teu CRM de forma automática mais uma vez, sem ter de pagar o alojamento do website. Tens ainda uns templates com várias áreas de actividades, onde te podes inspirar e usar para ser mais rápido, sem precisar de criar tudo de raiz, podes ter lá o teu blog para conseguir mostrar aos teus clientes o que de melhor sabes fazer. Todos os websites são responsivo e podem ter formulários para o teu utilizador poder interagir contigo, alem do chat já mencionado acima. Podes colocar lá os teus produtos e começar a fazer vendas de forma rápida, com gestão de stock, promoções, gestão de pagamentos automáticos. Existe agora a hipótese de falar com o nosso cliente por chat, apresentar o produto certo para ele e se ele disser que quer, fazer a venda e o pagamento através do chat, aproveitando ao máximo as compras que podem ser por impulso, tudo sem sair do chat.

Isto é transformação digital! Não conseguimos comprar o tempo, então vamos otimiza-lo para sobrar mais tempo para aquilo que gostamos realmente de fazer na nossa empresa.

Já ficaste a saber como é que o Bitrix24 te pode ajudar melhor a impulsionar e muito o teu negócio. Muitas das características faladas acima estão na versão grátis até 12 utilizadores, então porquê esperar se podes melhorar já hoje a minha empresa de forma gratuita?

Vamos ao longo do tempo agora apresentar casos de estudo de implementações que fizeram a diferença em clientes nossos com o todo o nosso apoio e suporte.

Se queres começar já, clica neste link e verifica por ti mesmo: