Novas opções de automação de vendas e marketing no crm

Já pensou em ter regras que tornam o seu trabalho mais automático? No Bitrix24 existe! 

Você pode utilizar as regras de automação para agilizar o processo de gestão do cliente. Serve, também, para ajudar os funcionários no processamento de leads. Resumidamente, as regras de automação vão realizar ações de uma forma autónoma: enviar emails, telefonia, entre outros. 

Vamos pensar mais em detalhe: uma regra de automação está vinculada a um estado específico. Logo, assim que uma entidade do CRM muda para um novo estado, essa regra de automação vai ser ativada, desde que a mesma esteja especificada. As regras de automação conseguem, também, especificar uma ação (tarefa, notificação, email, entre outros). 

E você pode configurar as regras de automação uma única vez! A única coisa que os seus funcionários precisam de fazer é de executar as tarefas e as atividades definidas pelo sistema, de forma automática! Como? Vamos saber isso agora!

Pegando no exemplo da imagem acima, vamos detalhar tudo para vocês: 

  • Executar: é o parâmetro chave que especifica quando é que a regra deve ser aplicada e quando é que a ação deve ser realizada.
  • Imediatamente: a ação será executada de forma imediata após o registo no CRM ter mudado o estado. Contudo, se configurar diversas regrascom o parâmetro “imediato”, todas elas vão ser aplicadas ao mesmo tempo quando o estado for alterado.
  • Após anterior: quando este parâmetro é ativo, este ajuda a construir cadeiras de ações lógicas quando a regra não deve ser aplicada antes da anterior regra ter sido aplicada. Vamos dar um exemplo: quando você precisa de telefonar para um cliente, depois de um email ser enviado, para ter a certificação que foi recebido e lido. Se o email não for enviado, o telefonema não vai ser agendado. 
  • Em: quando esse parâmetro está ativo, este aplica um pequeno “atraso” antes que a regra possa ser aplicada, depois de um registo de CRM ter o seu estado alterado. É o parâmetro mais popular, porque ajuda a construir um processamento do registo de CRM com base num estado. Outro exemplo, para ficar mais claro: após um e-mail ter sido enviado para o cliente, podemos criar uma tarefa para o funcionário ligar após um dia para saber se o cliente está interessado na proposta enviada. Pode, também, criar uma tarefa 2 dias depois do envio do email, reenviar outro email. E há outra vantagem: pode criar cadeias de ação com várias regras de automação, onde cada regra é realizar uma atividade especifica num determinado período.
  • Antes: esta regra apenas será aplicada para o período especificado, antes da data que é específica no registo de CRM. Normalmente, é utilizado para enviar um lembrete de pagamento pode ser enviado um dia antes da data de vencimento do mesmo.

Tipos de regras de automação

  • Excluir: é uma regra que exclui o registo CRM quando a mesma é aplicada. É muito usada para leads que não são qualificados, ou seja, que são considerados leads sem valor (junk).

  • Notificação: pode ser configurado para enviar lembretes aos seus comerciais, sobre as ações que devem ser realizadas durante o processamento da lead. Podemos adicionar uma descrição de notificação e configurar quem será exibido como remetente da notificação. Atenção a uma questão pertinente: a regra de notificação é configurada para todos os tipos de registos do CRM. Neste caso, o sistema irá identificar o utilizador responsável pelo registo e enviará automaticamente a notificação.

  • Adicionar mensagem ao Fluxo de Atividades: existe outra forma de notificar a sua equipa de vendas. Desta forma, a mensagem é adicionada ao fluxo de atividades, o que dá a possibilidade de iniciar uma discussão e comentar a notificação.

  • Alterar status: se tiver um método de processamento de lead simples, então consegue automatizá-lo ainda mais! Basta alterar o estado do registo do CRM automaticamente depois de alguma condição ter sido efetuada.

  • Alterar pessoa responsável: é uma regra muito simples! Apenas altera a pessoa responsável pelo registo do CRM.
  • Anúncios: são as regras que enviam, de uma forma automática, os dados do cliente para o público-alvo e para as listas de remarketing, em inúmeras redes de anúncios. Não se esqueça do seguinte: esta regra só envia as informações sobre o cliente (email ou telefone)! Primeiramente, deve ter o anúncio configurado na plataforma de anúncio selecionada.
  • Enviar mensagem: quando esta regra está ativa, ela automaticamente e-mails para os seus clientes. Só tem que adicionar o título e o texto da mensagem.

  • Controlar: sobre esta regra, a mesma ajuda-o a controlar o progresso do registo de CRM dentro do funil de vendas ou na sua pipeline de negócios. Vamos pegar num exemplo: pode definir uma regra a “mandar” que uma lead fique sem atribuição até 3 dias. Pode, também, adicionar uma regra para esse estado a notificar o comercial que ainda não alterou o estado do lead. Normalmente, este tipo de regra permite que você controle cada estado do registo do CRM e, automaticamente, vai notificá-lo quando a sua equipa está atrasada.

  • Agendar uma reunião: nesta regra, a mesma agenda, de forma automática, uma reunião e adiciona a mesma às atividades do comercial e ao seu calendário pessoal. Acaba por facilitar o planeamento aos comerciais, permitindo que executem as atividades planeadas no sistema, sem qualquer preocupação de, possivelmente, se esquecerem de algo.

  • Webhook: é uma regra que é utilizada quando é necessário trocar dados entre um outro sistema que não o Bitrix24.

Por hoje, é tudo! Ficou interessado? Ainda bem! Saiba mais sobre o Bitrix24 pedindo uma demonstração gratuita e sem qualquer vínculo e conheça o poder desta plataforma líder no mercado.

PEÇA A SUA      
DEMONSTRAÇÃO!

Com um máximo de 1 hora, e de forma gratuita, a nossa equipa especializada faz-lhe a demonstração dos mais de 35 recursos disponíveis no Bitrix24.